No Huambo

Doenças respiratórias matam mais 70 crianças

Pelo menos, 75 menores de 15 anos morreram, nos primeiros seis meses deste ano, no hospital municipal da Caála (Huambo), vítimas de doenças respiratórias agudas, quando em igual período de 2019 o número foi de 48 óbitos.

Doenças respiratórias matam mais 70 crianças
D.R

Ao confirmar o facto esta quinta-feira à ANGOP, a directora da maior unidade hospitalar da municipalidade, Beatriz Canguelengue, informou que neste período  foram diagnosticados 7.073 casos positivos, quando em 2019 registou-se 4.673 doentes.

A responsável referiu que, preocupados com o aumento de casos, os profissionais desta unidade sanitária decidiram envolver a população nas estratégias de prevenção epidemiológica, através da disseminação de informações sobre os cuidados primários de saúde e, ao mesmo tempo, intensificar as palestras sobre

Outra preocupação, acrescentou a responsável, está relacionada com o facto de muitos pais e encarregados de educação levaram os doentes tardiamente ao hospital, daí o número elevado de mortes, com destaque ainda para pacientes dos municípios do Ecunha, Longonjo e Ucuma (Huambo) e de algumas localidades de Benguela e da Huíla.

Por isso, Beatriz Canguelengue defendeu a necessidade da ampliação dos serviços médicos e consciencializar da população a conhecer melhor os cuidados primários de saúde, para prevenir-se das várias doenças em tempo oportuno.

O hospital municipal da Caála, criado em 1970, presta serviços em várias especialidades, entre as quais pediatria, obstetrícia, estomatologia, nutrição, hemoterapia, ginecologia, cirurgia, saúde mental, oftalmologia, ortopedia, cirurgia e otorrinolaringologia.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS