Dispositivos acessíveis são uma grande oportunidade para impulsionar a migração 4G

Dispositivos acessíveis são uma grande oportunidade para impulsionar a migração 4G

Existem oportunidades de negócios significativas no espaço da banda larga móvel na construção de um ecossistema de dispositivos móveis acessíveis para apoiar a migração do usuário para a tecnologia de rede celular 4G e 5G. Esta foi a mensagem que emergiu do 5.º Encontro de Banda Larga Móvel Huawei África, que decorreu no Africacom Africa Tech Festival online de 9 a 12 de Novembro.

Os delegados entenderam que a indústria de TIC nunca foi tão importante para a sociedade e que agora está na vanguarda do desenvolvimento social e da restauração das economias afectadas pela pandemia da covid-19.

“Conectividade é a base da transformação digital”, fez saber o facilitador do encontro, Mohamed Madkour, vice-presidente, Mrketing de Negócios e Soluções de Operadoras da Huawei. “Já é hora de abordarmos a conectividade móvel, não apenas em termos de velocidade, capacidade ou cobertura, mas também em termos de acessibilidade, preço, conveniência e valor do ecossistema”.

O evento percebeu que, de acordo com o GSM, o número de usuários 4G em África deveria triplicar nos próximos cinco anos, com a cobertura da população aumentando de 55% hoje para 80% em 2025.

“A conectividade universal em África precisa de colaboração proactiva de todas as partes interessadas para desenvolver negócios lucrativos e também incentivar o investimento”, afirma Mohamed Madkour.

Roy Zheng, director de Desenvolvimento de Negócios no Exterior, uma das fabricantes de semicondutores, frisa que, desde a pandemia, a demanda por tablets educacionais explodiu. Para atender a essa demanda, a sua empresa estava a produzir chipsets que possibilitam a produção de tablets com preços a partir de 48 dólares norte.

“A adopção de tecnologia mais eficaz com menor custo pode levar a aderir a 4G ”, adianta Roy Zheng. “Podemos fornecer chipsets para telefones celulares com preços a partir de 31 dólares, que poderiam ser os smartphones básicos ideais para a migração 4G.”

No encontro, Lin Ranhao, CEO da fabricante de smartphones e tablets Tele 1, adiantou que durante os próximos anos, o crescimento mais rápido da base de usuários 4G provavelmente virá de África.

Ranhao reiterou que África tem muitos usuários 2G à espera para mudar para 4G, mas que, apesar da infra-estrutura pronta, a penetração do 4G ainda é relativamente lenta. Sugerindo caminhos para resolver isso, Ranhao fez uma analogia com a China, que incentivava a produção e compra de veículos eléctricos por meio de subsídios.

“Se a conversão de 2G para 4G é uma tarefa tão urgente para as operadoras, devemos adoptar uma estratégia mais proactiva e conduzir esse processo por meio de subsídios. Afinal, agrupar planos de operadora com dispositivos subsidiados é uma prática comum em todo o mundo.”

Ranhao disse que programas de subsídios combinados com dispositivos básicos com preços competitivos reduziriam o limite para os compradores de smartphones pela primeira vez, acelerariam a migração 4G e abririam grandes oportunidades para negócios e para o desenvolvimento humano.

“Os lados da procura e da oferta são pilares importantes do negócio de banda larga móvel”, defende Mohamed Madkour. “A infra-estrutura e o espectro representam o lado da oferta, enquanto os serviços e o ecossistema são o lado da demanda. Podemos impulsionar os negócios do consumidor mostrando o valor das parcerias em ecossistemas de dispositivos e serviços de conteúdo acessíveis.”

Comprometida com a expansão da digitalização

A Huawei é um provedor líder de infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes a nível global. Com uma gama de serviços que incluem redes de telecomunicações, tecnologias de informação, dispositivos inteligentes e serviços de computação na nuvem, a multinacional chinesa está comprometida com a expansão da digitalização a todas as pessoas, escolas, lares e organizações, em prol de um mundo inteligente e totalmente conectado.

O portfólio integral de produtos, soluções e serviços da Huawei é tão competitivo quanto seguro. Através da colaboração aberta com parceiros do ecossistema globos, a empresa cria valor de longo termo para os seus clientes, estando emprenhada em capacitar as pessoas, enriquecer a vida doméstica e inspirar a inovação nas organizações de todas as formas e dimensões.

A Huawei concentra a sua capacidade de inovar para responder às necessidades dos seus clientes, investindo fortemente em pesquisa de base, com especial foco nos avanços tecnológicos que impulsionam o mundo. Sendo um dos principais líderes do sector, conta com mais de 194.000 funcionários que actualmente trabalham em mais de 170 países e regiões. Fundada em 1987, a Huawei é uma empresa privada de propriedade de seus funcionários.

 

Para mais informações, por favos visite Huawei online em:

www.huawei.com

http://www.huawei.com/za/

https://twitter.com/huaweientza

https://www.facebook.com/huaweientza/

http://www.linkedin.com/company/Huawei

http://www.google.com/+Huawei

http://www.youtube.com/Huawei

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS