Macedónia

Detido ex-primeiro-ministro por uso de Mercedes de 600 mil euros

Detido ex-primeiro-ministro por uso de Mercedes de 600 mil euros
DR

Nikola Gruevski, de 48 anos, antigo líder do VMRO-DPMNE (direita), governou o país de 2006 a 2016. Foi condenado em apelo em Outubro pela utilização pessoal de um Mercedes avaliado em 600 mil euros, pago com dinheiros públicos. A sua detenção foi solicitada por um tribunal de Skopje após o fim de um prazo ao ex-líder político, actual deputado, para se apresentar na prisão após ter movido todos os recursos.

“O ministério recebeu a ordem do tribunal principal de Skopje para prender Gruevski”, declarou Toni Angelovsvki, porta-voz do ministério do Interior. “De momento não existe mandado de detenção internacional. Caso não seja detectado no país nas próximas 24 horas, vamos procurá-lo à escala internacional”, explicou.

Nikola Gruevski confronta-se apenas com o início de problemas judiciais, por estar indicado em outros cinco processos, relacionados com corrupção, abuso de poder, fraude eleitoral e ainda escutas ilegais de opositores ou representantes da sociedade civil. O seu campo político foi afastado do poder em 2017 por uma coligação liderada pelo social-democrata Zoran Zaev, apoiado pelos partidos da minoria albanesa.

Ao referir-se à sua condenação, Nikola Gruevski denunciou uma “perseguição política”.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS