Depois de três mandatos sem eleições

Cruz Vermelha com novo presidente

Cruz Vermelha com novo presidente

A Cruz Vermelha de Angola tem, desde a semana passada, um novo presidente, 12 anos depois de esta organização ficar sem realizar eleições, ou seja, três mandatos exercidos pela empresária Isabel dos Santos, situação que o novo presidente não entende. O jurista Alfredo Elavoco Pinto foi eleito, com 47 votos.

O vencedor ultrapassou na concorrência a médica Bebiana de Almeida, que conseguiu 24 votos, e Carlos Gourgel, que recebeu seis, num acto eleitoral em que participaram 77 delegados dos 90 com direito a voto. Alfredo Elavoco Pinto é funcionário do Ministério da Saúde e membro da Cruz Vermelha de Angola. O novo presidente substitui Isabel dos Santos, eleita em 2006, sucedendo a Albino Malungo.

O novo presidente, em entrevista ao NG, defendeu três princípios para tornar a Cruz Vermelha “mais operacional” e “mais próxima do cidadão”. Alfredo Pinto defende que a organização deve estar “ao lado dos mais carentes e salvar as pessoas que precisam de apoio, restituir o sistema nacional de saúde da organização, dentro dos sete princípios internacionais com base no comprometimento patriótico e no dever de cidadania.

A Cruz Vermelha de Angola foi fundada a 16 de Março de 1978.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS