Em Hong Kong

Confrontos obrigam a reforço policial

Dezenas de estudantes chineses do continente foram foram transportados para a cidade vizinha de Shenzhen devido aos confrontos entre polícia e manifestantes.

Confrontos  obrigam a reforço policial
D.R.
Parlamento suspenso e escolas fechadas

Na segunda-feira, os confrontos em Hong Kong causaram 128 feridos e mais de 260 foram detidas.

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso esta quarta-feira e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e polícia.

Várias estações de metropolitano e de comboio foram encerradas depois de os manifestantes antigovernamentais e pró-democracia terem bloqueado as entradas e vandalizado as instalações.

Durante a manhã (madrugada em Luanda), os manifestantes construíram barreiras improvisadas e colocaram tijolos nas estradas um pouco por toda a cidade e também em algumas universidades, com a Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) a registar momentos de maior tensão, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Pelo menos 11 instituições de ensino superior, incluindo a CUHK e a Universidade de Hong Kong, anunciaram que as aulas estão suspensas, de acordo com a emissora RTHK.

Mais de 80 estudantes chineses do continente da CUHK foram retirados do campus devido aos confrontos entre polícia e manifestantes. Estes estudantes chineses foram transportados para a cidade vizinha de Shenzhen, noticiou ainda o South China Morning Post.

Horas depois, uma reunião do Conselho Legislativo (o Parlamento de Hong Kong) foi suspensa depois de o presidente da instituição, Andrew Leung Kwan-yuen, ter ordenado o presidente do Partido Democrata, Wu Chi-wai, a deixar o conselho. Wu questionou o chefe de segurança do território, John Lee, sobre a violência policial e acusou-o de ter “sangue nas mãos”.

A noite de terça-feira na CUHK, já tinha sido marcada pela violência entre manifestantes e forças de segurança. Na segunda-feira, os confrontos em Hong Kong causaram 128 feridos e mais de 260 foram detidas.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS