No Huambo  

Campanha de vacina contra a pólio arranca amanhã

Arranca amanhã, sexta-feira (2), no Huambo, a campanha de vacinação emergencial contra a poliomielite e, para tal, estão já disponíveis 253 mil doses da vacina, anunciou a directora local da Saúde, Jovita André.

Campanha de vacina contra a pólio arranca amanhã
D.R.

A primeira fase da campanha irá decorrer entre 2 e 4 de Agosto e vai abranger o Huambo, Cachiungo e Chicala-Cholohanga.

Segundo a responsável, esta campanha surge em resposta a um caso da doença registado recentemente no município do Cachiungo, numa criança de dois anos, 20 anos após o registo do último caso na província, que teve lugar em 1999, no município da Ecunha.

A campanha irá decorrer em três fases, sendo que a primeira, denominada ‘ronda zero’, terá lugar entre 2 e 4 de Agosto, e apenas será abrangente aos municípios do Huambo, Cachiungo e Chicala-Cholohanga.

Na fase seguinte, prevista para 16 a 18 do deste mês e denominada ‘primeira fase’, a campanha será já extensiva aos municípios da Caála e Ecunha, tal como a ‘segunda fase’, que terá lugar entre 30 de Agosto e 1 de Setembro.

Jovita André assegurou que todas as condições estão já criadas para a realização com êxito da actividade, que conta com o envolvimento dos técnicos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização municipal da Saúde (OMS), que já trabalham em colaboração com os locais desde segunda-feira passada.

A abertura da campanha, a ser a presidência do Secretário de Estado para área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, será realizado no município do Cachiungo.

Para a presente campanha, foi mobilizado um total de 2.415 equipas, integrada por vacinadores e registadores, além de 866 mobilizadores.

Por ser uma campanha de carácter emergencial, terá lugar somente em cinco dos 11 municípios da província, para contrapor o caso do Cachiungo, que, apesar de ser apenas um, neste momento em tratamento médico e medicamentoso, é considerado surto, por se tratar de uma doença rara.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode afectar crianças e, também, adultos por meio do contacto directo com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e causa paralisia, sendo que apenas uma pessoa pode afectar mais 200 cidadãos.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS