Em Mbanza Kongo

Campanha contra sarampo abrange 65 mil crianças

Mais de 65 mil crianças vão ser vacinadas contra o sarampo na sede municipal de Mbanza Kongo, no Zaire, durante a campanha de imunização iniciada quarta-feira.

Campanha contra sarampo abrange 65 mil crianças
D.R
Campanha vai durar dez dias e envolve 115 técnicos de saúde

A campanha vai durar dez dias e envolve 115 técnicos de saúde, distribuídos em 25 postos móveis e fixos. A mesma surge para conter um surto de sarampo que desde Setembro último vitimou uma criança de nove meses, para além do registo de 33 novos casos.

De acordo com o chefe de secção municipal da saúde pública, Nelbarte Brito João, que falava hoje (quinta-feira) à Angop, 32 casos de Sarampo foram registados na sede municipal de Mbanza Kongo e um na comuna do Nkiende.

De acordo com o responsável, a segunda fase abrangerá as outras cinco comunas, nomeadamente Mabimba, Nkiende, Kalambata, Luvo e Kaluca.

Nelbarte João lembrou, na ocasião, que esta doença é transmitida de forma directa de pessoa a pessoa, através da saliva, tosse, espirro, notando-se como sintomas a tosse, febres altas, irritação nos olhos, gripe, constipação e mal-estar geral.

Aconselhou os pais a encararem a persistência das febres nas crianças menores de cinco anos como um alerta, devendo conduzir estes casos imediatamente à uma unidade sanitária mais próxima.

Alertou, igualmente, para se ter em atenção aos sinais como manchas avermelhadas em torno do rosto, orelha, que evoluem para o resto de todo o corpo, após três ou cinco dias do início dos sintomas.

 

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS