De Janeiro a Setembro deste ano

Bié regista aumento de casos de VIH/Sida

O Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) do Bié registou de Janeiro a Setembro deste ano, 1.235 testes positivos de VIH/Sida, mais 305 em relação ao mesmo período do ano passado, noticia o Jornal de Angola.

Bié regista aumento de casos de VIH/Sida
D.R

Segundo o supervisor provincial do Programa de Luta Contra VIH/ Sida (PLCS), Gamabiel Gola, este ano houve um aumento de 1.430 testes realizados. "No ano testamos 43.444 pessoas de forma voluntária, na sequência das acções de sensibilização às população sobre a importância das pessoas conhecerem o seu estado serológico”, disse.

Gamabiel Gola revelou que, entre os casos positivos este ano, foram notificados casos positivos em 41 crianças e 479 mulheres gestantes, que "estão a receber tratamento diferenciado” das autoridades ligadas ao Programa de Luta Contra a Sida. "As unidades sanitárias no Bié, incluindo os centros materno- infantis têm prestado apoio às mulheres grávidas e crianças seropositivas”, assegurou o supervisor do (PLCS).

"Os Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária do Bié, no âmbito do Programa de Luta Contra o VIH/ Sida, além da assistência medicamentosa, entregou no período em referência 3.500 preservativos em várias localidades, bem como aumentaram a capacidade de testagem, fruto da adesão de pacientes que querem saber o seu estado serológico.

Gamabiel Gola garantiu que a instituição que dirige no Bié está a implementar estratégias para que as acções de prevenção da doença tenham impacto em todos os municípios.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS