República Checa

Bebé nasce de mãe em morte cerebral

Uma mulher em morte cerebral há 117 dias deu à luz uma bebé saudável na República Checa, anunciou esta segunda-feira a equipa médica que acompanhou o caso.

Bebé nasce de mãe em morte cerebral
D.R.

A mulher de 27 anos sofreu uma hemorragia cerebral em Abril, quando estava grávida de 16 semanas. Foi depois ligada a máquinas que mantiveram o funcionamento dos pulmões, coração e rins, para que a gestação pudesse continuar.

A menina nasceu em Brno, a segunda maior cidade do país, ao fim de 34 semanas de gestão e com 2,3 quilos. Está a ser amamentada pela tia, que também foi mãe há pouco tempo. O sistema de suporte à vida da progenitora foi desligado depois da cesariana.

Em declarações aos jornalistas, Roman Gal, anestesista do hospital, explicou que a menina é “um dos bebés mais pesados ​​e desenvolvidos nascidos de uma mãe em morte cerebral”.

A mulher de 27 anos sofreu uma hemorragia cerebral em Abril, quando estava grávida de 16 semanas. Foi depois ligada a máquinas que mantiveram o funcionamento dos pulmões, coração e rins, para que a gestação pudesse continuar. Ao longo das semanas seguintes, a família da mulher e as enfermeiras comunicavam com a bebé para que ela recebesse estímulos semelhantes aos que teria caso a mãe estivesse viva.

O caso assemelha-se ao de uma criança nascida às 32 semanas de gestação na Maternidade Alfredo da Costa em 2016. A mãe, de 37 anos, estava em morte cerebral desde fevereiro mas o bebé, Lourenço, nasceu apenas em junho.

Já este ano, outro bebé, Salvador, nasceu em março quando a mãe, a canoísta de 26 anos Catarina Sequeira, estava em morte cerebral havia 99 dias. O menino nasceu com 40 centímetros e 1,7 quilos às 32 semanas de gestação.

A clínica em Brno onde esta criança nasceu é a mesma que onde um bebé nasceu em Janeiro de 2016 enquanto a mãe estava em coma após um acidente de carro. Veronika Tlusta, de 33 anos, estava grávida do quinto filho quando sofreu um acidente de viação em outubro de 2015. Passou três meses no hospital com ferimentos na cabeça e no pescoço. Em janeiro, aos oito meses de gestação, Daniel nasceu de cesariana. Veronika acordou poucos dias depois e recuperou a saúde.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS