De 19 a 25 deste mês

Baía de Luanda acolhe Feira do Livro e do Disco

Concertos, palestras, sessão de autógrafos e recitais vão marcar a 13.ª edição da Feira do Livro e do Disco, marcada para 19 a 25 deste mês, na Baía de Luanda. A organização prevê a participação de mais de 100 expositores.

Baía de Luanda acolhe Feira do Livro e do Disco
Santos Samuesseca
Esperam-se mais de 100 expositores.
Guilherme da Paixão

Guilherme da Paixão Director da Feira do Livro e do Disco de Luanda

Nós passámos por esse processo e foi fundamental começarmos a gostar dos livros, porque os nossos pais nos levavam a ambientes do género, queremos que isto seja passado de geração a geração.

A 13.ª edição da Feira do Livro e do Disco de Luanda, agendada para 19 a 25 de Agosto, na Baía de Luanda, abre as portas, na segunda-feira, às 16 horas. O acesso é gratuito. É a primeira vez que a Baía de Luanda acolhe este tipo de feira, certame que está a cargo da editora Arte Viva, edições e eventos culturais, que tem tido o apoio de instituições públicas e empresas privadas.

Com uma periodicidade anual, prevê-se a participação de mais de 100 expositores.

A Feira do Livro e do Disco de Luanda é uma oportunidade de convívio e de intercâmbio cultural, abrindo inúmeras oportunidades comerciais, entre editores, produtores, livreiros e alfarrabistas nacionais e de países estrangeiros com representação diplomática em Angola, que pretendam promover as suas literaturas e músicas.

De acordo com Guilherme Paixão, director da feira, o evento complementa o sistema literário e discográfico, dinamizando um processo que inclui a promoção e defesa dos direitos do autor, editor, importador, livreiro, distribuidor e dos alfarrabistas.

Para esta edição, já estão confirmadas a presença das editoras Acácias, Paulinas, Mayamba, Chá de Caxinde, livraria Barquinho entre outras. Na música; constam a Discoteca Valódia, RMS, Stromp, bem como diversos músicos.

As inscrições decorrem até este sábado, 17, e os preços das tendas variam entre os 20 e os 40 mil kwanzas. 

Guilherme Paixão apela aos pais e encarregados de educação a levarem os filhos a feira por esta ser um ambiente que “marca muito” adolescentes e jovens, “nós passamos por esse processo e foi fundamental começamos a gostar dos livros porque os nossos pais levavam-nos em ambientes do género, queremos que isto seja passado de geração a geração”, sugere o responsável.

A última edição da Feira do Livro e do Disco de Luanda decorreu em 2017, no Palácio de Ferro.

Programação

De 22 a 25 de Agosto estão previstos ciclos de palestras, recitais e concertos. A 22, Don Sebas Cassule leva a debate o tema ’História das Artes Plásticas em Angola', às 16 horas. No mesmo dia, às 18 horas, está reservado um concerto acústico com o músico Joelson Mussula.

Na sexta-feira, 23, há uma palestra com o tema ‘Processo de Criação Poética’, com Bendinho Freitas, às 16 horas. E porque estamos no mês em que se celebra o Dia Internacional do Canhoto, a proposta de concerto vai ser com a dupla Duo Canhoto e Tonito, a partir das 18 horas.

No sábado, 24, ‘O processo Criativo do Livro a Rosa 29’ vai estar em análise com o palestrante Avô do Petro, às 16 horas. E, ao anoitecer, a cantora Anabela Aya dá um concerto em que músicas como ‘TicTac’, ‘I Love You Bwe’ e ‘Kuameleli’ não vão faltar.

Para o último dia da ‘festa’ do livro e do disco, a organização prevê um ‘palco livre’ com música e recitais. O debate sobre a ‘Reconstituição histórica da música popular angolana' não vai ficar de parte. Érika Nelumba encerra a 13.ª edição da feira do livro e do disco de Luanda com um concerto que deve começar às 18 horas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS