Num hotel no Afeganistão

Ataque talibã faz cinco mortos e 18 feridos

Pelo menos cinco pessoas morreram hoje, sábado (13), entre as quais dois insurgentes, e 18 ficaram feridas, num ataque talibã a um hotel na província de Badghis, no Oeste do Afeganistão.

Ataque talibã faz cinco mortos e 18 feridos
D.R.

O ataque começou quando vários insurgentes suicidas entraram no hotel na capital provincial, Qala-e-Naw, e começaram a disparar de forma indiscriminada sobre as pessoas.

“No acidente de hoje [sábado] em Badghis há três mortos e 18 feridos, entre eles uma mulher e uma criança, que foram transportados para um hospital”, declarou à agência Efe o chefe do Departamento de Saúde provincial, o médico Abdul Latif Rostaei.

Forças de segurança mataram “dois dos terroristas”, enquanto outro “está encurralado”, assegurou na sua conta oficial de Twitter o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Nasrat Rahimi.

Os talibãs reivindicaram o ataque através de uma mensagem do seu porta-voz Quari Yusof Ahmadi na rede social Telegram, na qual asseguram que vários dos seus combatentes “em busca de martírio” entraram num edifício perto do quartel-general da polícia, onde “o tiroteio continua”.

Nos últimos meses, têm-se registado fortes combates em Badghis, entre talibãs e forças de segurança afegãs, pelo controlo de vários distritos desta província com grande valor estratégico, já que fazem fronteira com o vizinho Turquemenistão e servem de passagem entre as províncias do oeste e noroeste do país.

Em Abril, pelo menos 99 talibãs e 12 elementos das forças de segurança afegãs morreram em confrontos pelo controlo do distrito de Bala-Murghab.

Actualmente, o governo afegão controla cerca de 55 por cento do território do Afeganistão e os talibãs dominam quase 11 por cento, enquanto o resto do território está em disputa, segundo dados do inspector especial geral para a reconstrução do Afeganistão, do Congresso dos EUA.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS