Promete reabrir piscina pública

Aos 100 anos, alemã estreia-se na política

Logo após Lisel Heise completar 100 anos, num momento em que a maioria das pessoas prefere reduzir as actividades, a ex-professora de educação física decidiu candidatar-se a uma vaga no conselho municipal da sua cidade natal, Kirchheimbolanden, no Sudoeste da Alemanha, com quase oito mil habitantes.

Aos 100 anos, alemã  estreia-se na política
D.R.
Lisel Heise, candidatar-se a uma vaga no conselho municipal~

Nascida logo após a Primeira Guerra Mundial, Heise está a canalizar a sua paixão para a política local, em particular, para a campanha a favor da reabertura da piscina pública ao ar livre da cidade.

Lisel decidiu candidatar-se ao ser consultada pelo grupo popular local Wir für Kibo, que faz uma campanha por maior transparência e envolvimento público na política regional.

Concorrendo à eleição, ela espera ter a sua voz finalmente ouvida depois de anos sentindo-se ignorada pelas autoridades locais. Ela costuma citar a maneira como o microfone era tirado da sua mão em reuniões públicas, sempre que mencionava o assunto da piscina.

A aposentada lamenta a perda da piscina, fechada em 2011, afirmando que era um "paraíso para as crianças", que a cidade nunca deveria ter deixado fechar. "Eu cresci lá", diz. "Eu sei, por experiência própria, como ela é importante, tanto para o espírito, quanto para o corpo."

"Tenho tantos ex-alunos, e eles sempre têm a mesma queixa. Porque eles estão a fechar as piscinas ao ar livre?", questiona. "O mais importante é que as crianças permaneçam saudáveis quando são jovens. Se o corpo não for saudável e funcionar adequadamente, a mente não funciona adequadamente", argumenta.

Com a candidatura, Lisel segue os passos do pai, que era membro do conselho antes da Segunda Guerra Mundial. Ele foi preso por quatro semanas depois de criticar a destruição de sinagogas pelo regime nazista.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS