VAI ESTAR LOCALIZADA NO KWANZA-NORTE

Angola vai ter cadeia de segurança máxima

O Serviço Penitenciário prevê criar condições para a construção da primeira cadeia de segurança máxima, para albergar criminosos altamente perigosos. Actualmente, o país não dispõe de nenhum estabelecimento prisional de segurança máxima.

Angola vai ter cadeia de segurança máxima

 

Segundo o porta-voz da instituição, Menezes Cassoma, a cadeia de segurança máxima vai ser construída no Kwanza-Norte, onde já decorrem, desde o mês passado, trabalhos de avaliação do local onde será erguido o empreendimento.

O estabelecimento vai ter uma capacidade 1.500 presos, com alas para reclusos em regime aberto e semi-aberto, mais a prioridade vai para o regime fechado.

Paralelamente a esta cadeia, serão construídas outras alas para descongestionar a única unidade penitenciária na província, concebida para 226 reclusos e que alberga 529 presos, mais 303 da capacidade instalada.

Sem avançar os custos, Menezes Cassoma avançou que as obras, que já têm recursos financeiros garantidos, devem arrancar tão logo sejam concluídos os estudos técnicos em curso.

O país conta com 40 estabelecimentos prisionais.