Doente mais recente é uma cidadã cubana

Angola regista 25 casos do novo coronavírus

Angola elevou para 25 o número total de doentes por covid-19 identificados no país, após o registo de um novo caso de infecção, relativo a uma especialista em informática cubana, anunciou nesta quarta-feira, a ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.

Angola regista 25 casos do novo coronavírus
D.R
Sílvia Lutucuta, ministra da Saúde

Segundo a ministra e porta-voz da comissão multissetorial de prevenção e combate à pandemia da covid-19, o caso positivo mais recente é de uma cidadã cubana de 57 anos, que chegou a Luanda no a 10 de Abril, integrada na equipa médica cubana que veio apoiar o Governo.

"De acordo com as regras vigentes, todos os cidadãos provenientes de países com circulação comunitária do vírus são submetidos a quarentena institucional e testados antes" de regressarem à comunidade, salientou, em Luanda, Sílvia Lutucuta, numa conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica.

A ministra adiantou que os médicos já tinham cumprido quarentena institucional em Cuba, que repetiram em Angola, e foram testados ao sétimo dia.

Na testagem dos 254 profissionais cubanos, em que 203 eram novos profissionais e 40 médicos regressados de férias, 253 testaram negativo e um revelou ser um caso positivo. A especialista em informática está assintomática e internada numa unidade de referência, adiantou a governante, dizendo que já foi feita a cerca sanitária ao hotel onde foi identificado o caso positivo.

Outros 43 profissionais que testaram negativo já foram distribuídos por várias províncias onde continuam a cumprir quarentena.

Foram realizados no país, até ao momento, 1.669 testes, encontrando-se outras 170 amostras em processamento, enquanto 575 pessoas cumprem ainda quarentena institucional.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS