De acordo com a OMS

Europa regista ,ais de 159 mil mortes em excesso desde Março

A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje que desde Março, o pico da pandemia da covid-19 na Europa, morreram mais pelo menos mais 159 mil no continente europeu do que no mesmo período do ano passado.

Europa regista ,ais de 159 mil mortes em excesso desde Março
D.R.
Hans Kluge, director regional europeu da OMS

 

O “número alarmante” foi hoje revelado pelo director regional europeu da OMS, Hans Kluge, que indicou que, de acordo com os dados recolhidos em 24 países, a mortalidade em excesso registada desde o início de março é “muito acima do que seria normalmente expectável nesta altura do ano”.

Em conferência de imprensa virtual a partir da sede europeia da organização, em Copenhaga, Hans Kluge indicou que nos 53 países cobertos, se registaram “mais de dois milhões de casos [de covid-19] e mais de 175 mil mortes”.

Segundo os números da OMS, mais de 94% de todas as mortes relacionadas com a covid-19 foram de pessoas com mais de 60 anos de idade e 59% eram homens.

Em 97% dos casos, havia outra doença prévia, na maior parte dos casos cardiovascular.

Nas últimas duas semanas, o número de casos acumulados aumentou 15% e nesse período, os países com mais novos casos comunicados foram Rússia, Reino Unido, Turquia, Bielorrússia e Itália.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 352 mil mortos e infectou mais de 5,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Cerca de 2,2 milhões de doentes foram considerados curados.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS