Hospital do Kuando-Kubango

Agendadas 106 cirurgias para Janeiro

No quadro da segunda fase da 'Caravana Solidária', iniciativa que envolve a deslocação de médicos de Luanda, estão agendadas 106 cirurgias para Janeiro de 2020, no Hospital Geral do Kuando-Kubango.

Agendadas 106 cirurgias para Janeiro
D.R.

 

De acordo com a porta-voz da iniciativa, Rosa Bessa Campos, especialista em ginecologia e obstetrícia, das cirurgias programadas para o próximo ano, constam 91 casos de catarata, seis cirurgias gerais,  três maxilo facial com lábio leporino e seis casos de fístulas visico-vaginais.

Num encontro em que apresentava ao governo local e aos funcionários do Hospital Geral os resultados das consultas e cirurgias realizadas durante três dias de trabalho, Rosa Bessa avançou que foram realizadas consultas por especialidade, quatro de hidrocefalia, 28 cirurgias gerais, 23 neurocirurgias, 119 em oftalmologia, 26 fisiatria, sete de nutrição, 35 em otorrinolaringologia, 34 em ginecologia, perfazendo um total de 272 consultas.

Os especialistas realizaram ainda três palestras que abrangeram 730 participantes, com o intuito de passar informações às famílias sobre nutrição, forma correcta de alimentar as crianças, mulheres grávidas e mulheres que amamentam, bem como informações sobre prevenção de doenças oportunistas.

O governador do Kuando-Kubango, Júlio Bessa, assegurou que esse projecto vai permitir a deslocação periódica de especialistas a Menongue para a realização de cirurgias em pacientes com diferentes patologias, uma vez que o Hospital Geral, apesar de estar devidamente apetrechado com material de ponta, carece de profissionais nas mais variadas áreas da medicina.

Para Janeiro, serão realizadas outras missões solidárias nas especialidades de oftalmologia, hidrocefalia, fístulas visico-vaginais, resultantes de partos traumáticos, bem como para consultas e cirurgias a pacientes previamente triados.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS