Data foi oficializada hoje pela UNESCO

5 de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa

Agora é oficial. A partir do próximo ano, o mundo todo, especialmente Angola Brasil, Cabo Verde, Guiné-bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, passará a comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa a 5 de Maio.

5 de Maio é o Dia Mundial da Língua Portuguesa
D.R.

A decisão do 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa foi anunciada em Outubro, mas só hoje foi ratificada.

 

A data foi oficializada na manhã desta segunda-feira (25) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em Paris, França, testemunhada por uma delegação composta pelo primeiro-ministro de Portugal, António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

Em declarações à imprensa em Paris, António Costa, citado pela Lusa, disse que a ratificação pela UNESCO do 5 de Maio como o dia oficial da língua portuguesa “é um passo muito importante para o reconhecimento global desta língua que é falada oficialmente em nove países, quatro continentes, e é a quinta mais utilizada no espaço da internet”.

A decisão do 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa foi anunciada em Outubro, no entanto, apenas esta segunda-feira foi ratificada pela Assembleia-Geral da UNESCO. 

Esta é a primeira vez que uma língua não-oficial da UNESCO foi distinguida com um dia mundial.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS