Na Lunda-Norte

Pacientes com tuberculose abandonam tratamento

Vinte e oito pacientes, de um total de 3.232, abandonaram o tratamento no hospital sanatório do Sacavula de Janeiro a Julho deste ano, optando pela medicação tradicional, noticiou hoje a Angop.

Pacientes com tuberculose abandonam tratamento
D.R.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma micro-bactéria (Bacilo de Koch) que pode infectar vários órgãos, como o pulmão, a pleura, os ossos, o sistema nervoso, os linfonodos, os intestinos e o sistema genito-urinário e a sua transmissão é directa, de pessoa para pessoa, ao falar, espirrar ou tossir.

A presença da desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são factores de risco para que a micro-bactéria se multiplique e desenvolva a infecção.

Segundo a directora-clínica da unidade sanitária, Mariana Sousa, a situação é preocupante porque os pacientes podem contagiar os familiares e por via desta, causar disseminação da doença.

Disse que o hospital dispõe de condições necessárias para acomodação, assistência médica e alimentar, para o internamento condigno de pacientes, daí supor que a fuga pode estar ligada a questões culturais.

A médica aconselhou os pacientes a fazerem o tratamento regularmente com vista a evitarem o agravamento da doença.

Actualmente, estão internados no hospital sanatório 113 pacientes, dos 3.232 casos diagnosticados, 19 dos quais resultaram em óbito.

Em 2018, a unidade sanitária registou 3.943 pacientes com tuberculose, tendo internado 404, 46 dos quais morreram.

O hospital sanatório tem capacidade para 120 camas, atende pacientes não só da Lunda-Norte, mas também da Lunda-Sul e Luanda, com mais ênfase para os trabalhadores das empresas mineiras.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS