De 30 para 60 kwanzas

Viajar de comboio vai custar mais caro a partir de amanhã

A partir de amanhã, sexta-feira, os preços dos bilhetes de passagem dos comboios do Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) entre as estações do Bungo e Catete, em Luanda, vão subir de 30 para 60 kwanzas.

Viajar de comboio vai custar mais caro a partir de amanhã
D.R.
Augusto Osório

Augusto OsórioPorta-voz do CFL

Com os preços actuais, a empresa tem-se ressentido bastante, daí o reajuste paulatino dos preços. Até final do ano, a meta é chegarmos aos 150 kwanzas para o transporte suburbano.

Em declarações ao ‘Jornal de Angola’, o porta-voz do CFL, Augusto Osório, explicou que as novas tarifas fazem parte do plano integrado de ajustamento dos preços regulados, daí que os que fazem uso dos comboios suburbanos de passageiros no traçado entre as estações do Bungo/Catete e vice-versa passam a pagar 60 kwanzas, na terceira classe, e 210, na segunda.

Actualmente, pelo mesmo percurso, são cobrados 30 kwanzas do Bungo/Catete e vice-versa, enquanto de Luanda a Malanje cobra-se 3.000 kwanzas por cada 50 quilos de mercadoria e 630 por passageiro.
O porta-voz do CFL considerou baixos os preços praticados actualmente pela empresa para cobrir os custos operacionais da companhia.

“Com os preços actuais, a empresa tem-se ressentido bastante, daí o reajuste paulatino dos preços. Até final do ano, a meta é chegarmos aos 150 kwanzas para o transporte suburbano. A alteração dos preços para Malanje e Kwanza-Norte poderá acontecer em breve. O CFL aguarda pela decisão do Executivo, numa proposta que está a ser estudada pelo Plano Integrado de Ajustamento dos Preços Regulados”, elucidou.

Em relação à recuperação financeira da empresa, depois da recente greve, o responsável disse ser cedo demais para avaliar o caso, atendendo que, pelos estudos feitos, o preço normal da passagem de comboio seria de 600 a 700 kwanzas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS