Com o Benfica do Lubango a desistir do Girabola na 42.ª edição

Campeonato começa a 16 de Agosto

Época futebolística abre com a Supertaça entre o 1.º de Agosto, campeão em título, e o Desportivo da Huíla, finalista vencido da Taça de Angola. Equipas continuam à procura dos melhores jogadores. No 'Girabola', já há uma desistência e clubes à procura de financiamentos.

Campeonato começa a 16 de Agosto
D.R.

O 'Girabola', disputado por 16 equipas, terá como 'novatos' o Ferrovia do Huambo, o Benfica do Lubango e o 1.º de Maio de Benguela.

Com as estreias do Ferroviário do Huambo e do Benfica do Lubango, a 42.ª edição do campeonato de futebol 2019/20, começa a 16 de Agosto e termina a 17 de Maio de 2020.

A época abre com a Supertaça, que opõe o 1.º de Agosto, campeão em título, ao Desportivo da Huíla, finalista vencido da Taça de Angola. O desafio da primeira-mão disputa-se a 4 de Agosto, e o da segunda está agendado para dia 11.

Já a Taça de Angola arranca a 8 de Janeiro, com os 16 avos de final. A final disputa-se a 29 de Abril, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.

O 'Girabola', disputado por 16 equipas, terá como 'novatos' o Ferrovia do Huambo, o Benfica do Lubango e o 1.º de Maio de Benguela, que regressa assim aos grandes depois de competir da 'segundona'. Desceram de divisão o ASA, Saurimo FC e Kabuscorp do Palanca, último por dívidas ao seu antigo atleta, o brasileiro Rivaldo.

DESISTÊNCIAS

De fora, fica o Sport Lubango e Benfica. A direcção das 'águias' do Lubango, através de Jacques da Conceição, alegou razões financeiras da empresa que se disponibilizou em patrocinar.

No documento que o NG teve acesso, a empresa DMS celebrou um contrato com o Benfica durante cinco anos para a gestão do departamento do futebol sénior. A direcção da empresa aconselha o clube a ter calma antes de vir a público falar da possível desistência. Em declarações a este jornal, o presidente chama de brincadeira de mau gosto e voltou a confirmar a paragem do escalão sénior e consequentemente fora do Girabola.

Como acontece quase todos os anos, há uma lista de candidatos à desistência. Entre eles, o Santa Rita de Cássia que vive também com apertos financeiros e necessita de dinheiro para disputar o Girabola. A equipa do Uíge, que joga a 1ª jornada em casa frente ao Recreativo da Caála, está sem treinador principal.

A outra equipa que vive os mesmos problemas é o 1.º de Benguela, mas o presidente, Rui Araújo, garante que, apesar das dificuldades, o clube vai competir no Girabola.

REFORÇOS

Para atacar o título e para não descer de divisão, os clubes continuam a reforçar-se quer no mercado interno como no externo. Apesar da saída de Show para o campeonato francês, o actual campeão, o 1.º de Agosto , apresentou aos adeptos e sócios a equipa principal, em que não houve muitas mexidas, mas reforçou-se com alguns jogadores da formação.

Na Vila de Calulo, o Recreativo do Libolo foi às compras e conseguiu oito atletas, todos eles vindo de equipas que competem no Girabola. Destacam-se o guarda-redes JB, vindo do Kabuscorp,  Valy, defesa central, ex-Kabuscorp, Liliano (extremo, proveniente do Progresso do Sambizanga); Silva (médio ofensivo, vindo do Interclube), Pino (médio defensivo) e René (defesa esquerdo), ambos ex-Saurimo F. C.), Mona (médio centro, ex Estrela 1.° de Maio de Benguela); Lukeba (extremo, vindo do ASA).

No Petro de Luanda, saiu Tiago Azulão, a principal referência do ataque, e a direcção contratou os avançados Yano, ao Progresso do Sambizanga, Dolly Menga, proveniente do Chipre e o internacional ruandês que representou o Gor Mahia FC do Quénia, Jacques Tuyisenge.

No Desportivo da Huíla, os atletas que perderam espaços 1º de Agosto são despachados para a Huila, como é o caso do defesa Mingo Bille. O Bravos do Maqui foi ao Kabuscorp e adquiriu o passe do Fabrício Mafuta. No bairro Rocha Pinto, o Interclube conseguiu Ben Traore (Sagrada Esperança), Musa (Mo Bejaia), do Mali. Igualmente conta com os préstimos de Carlinhos, Mira e Mateus, atletas que foram dispensados do Petro de Luanda.

Na Lunda-Norte, o Sagrada Esperança conseguiu seis jogadores vindos do Kabuscorp do Palanca e Futebol Clube Bravos do Maquis. Trata-se de Água Doce e Cabiby (médios), Simão (central) e Langanga (guarda-redes), provenientes dos Kabuscorp do Palanca, e do ponta-de-lança Chico, saído do Futebol Clube Bravos do Maquis.

Campeonato começa a 16 de Agosto

JOGOS DA PRIMEIRA JORNADA

Santa Rita vs Recreativo da Caála

Ferrovia do Huambo vs Kuando Kubango

Sagrada Esperança vs Interclube
Desportivo da Huila vs Bravos do Maquis
Progresso do Sambizanga vs 1.º de Agosto
Sport Lubango e Benfica vs Petro de Luanda
Sporting de Cabinda vs Recreativo do Libolo
1.º de Maio de Benguela vs Académica do Lobito

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS