República Democrática do Congo

Cientistas descobrem tratamentos para combater o Ébola

A agência Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (EUA) descobriu em testes laboratoriais que dois tratamentos são eficazes para combater o actual surto do vírus do Ébola na República Democrática do Congo (RDC).

Cientistas descobrem tratamentos para combater o Ébola
D.R.

A RDC já foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira manifestação do vírus no país africano, em 1976.

Os resultados dos testes feitos em laboratório foram divulgados esta semana pela organização Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla inglesa).

A investigação realizada pelos cientistas da CDC, cujos resultados foram divulgados na publicação especializada ‘Lancet Infections Diseases’, mostra que os tratamentos experimentais com base de ‘Remdesivir’ (antiviral) e ‘ZMapp’ (anticorpos) “bloquearam o crescimento de microrganismos do vírus que causa o Ébola nas células humanas em laboratório”.

De acordo com o comunicado divulgado pela CDC, os resultados sugerem que “estes tratamentos são promissores para os pacientes se recuperarem da doença mortal, que segundo o Ministério da Saúde da RDC, até segunda-feira, causou 1.641 mortes.

No mesmo documento, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA referem que as investigações permitiram verificar que os testes laboratoriais desenvolvidos durante o surto do Ébola na África Ocidental no período de 2014-2016 e que foram usados em pessoas para identificar o vírus do Ébola na RDC e nos países vizinhos estão correctos.

Os cientistas denominaram os testes laboratoriais realizados de ‘Estirpe Ituri’ e foram desenvolvidos para identificar uma estirpe diferente do vírus do Ébola.

O vírus do Ébola tem na sua constituição o Ácido Ribonucleico (RNA) como único material genético e “está sempre em mutação”, referiu Laura McMullan, microbiologista da CDC e principal autora do estudo.

“É de vital importância garantir que haja tratamentos contra o vírus [Ébola] que está a deixar as pessoas doentes agora”, acrescentou.

Para levar a cabo a sua investigação, e tendo em conta a falta de amostras de pacientes infectados, os cientistas da CDC reconstruíram o vírus em laboratório usando a “genética inversa” e o nível 4 de segurança, o maior em termos de biossegurança.

Ao ter acesso à estirpe do vírus, os investigadores puderam perceber melhor a ‘Estirpe Ituri’ e como esta se encaixa na família do vírus do Ébola, o que pode fornecer pistas para encontrar “tratamentos promissores adicionais”.

“Este trabalho tem benefícios além do estudo actual, ter acesso a este vírus irá permitir-nos explorar se outros compostos ou terapias potenciais afectam o vírus no laboratório”, disse Inger Damon, director de estratégia para o Ébola na RD Congo.

“Esperamos que o conhecimento adquirido a partir deste trabalho possa ser traduzido em tratamentos seguros e eficazes para ajudar a curar pacientes [com] Ébola”, refere, no mesmo comunicado.

O último balanço do surto do Ébola na RD Congo, divulgado na terça-feira, datado do dia 8 de Julho, indica que desde o início da epidemia foram registados 2.428 casos, dos quais 2.334 confirmados em laboratório e 94 prováveis. No total, registaram-se 1.641 mortes.

A RDC já foi atingida nove vezes pelo Ébola, depois da primeira manifestação do vírus no país africano, em 1976.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS