Por causa da guerra contra as drogas

ONU aumenta pressão sobre Filipinas

O Conselho de Direitos Humanos da Nações Unidas decidiu, esta quinta-feira, aumentar levemente a pressão sobre as Filipinas por causa dos excessos da guerra contra as drogas e aprovou uma resolução que encarrega a alta comissária Michelle Bachelet a fazer um acompanhamento da situação e prepare um relatório a respeito, noticiou a EFE.

ONU aumenta pressão sobre Filipinas
D.R.
Rodrigo Duterte

Rodrigo DutertePresidente das Filipinas

As Filipinas reagiram com agressividade a esta resolução, que considerou baseada em informações falsas.

A iniciativa foi da Islândia, seguida pela União Europeia (UE) e países latino-americanos, todos preocupados com a continuação das execuções extrajudiciais em operações anti-drogas e a impunidade que as cerca.

As Filipinas reagiram com agressividade a esta resolução, que considerou "politicamente motivada" e baseada em informações falsas, antecipando que a ignorará, embora não tenha ventilado a possibilidade de abandonar o Conselho de Direitos Humanos, segundo deu a entender o seu delegado.

"Não toleraremos nenhuma forma de falta de respeito ou actos de má-fé", ameaçou em comunicado o ministro de Relações Exteriores filipino, Teodoro Locsin, acusando os 18 países que votaram a favor da resolução serem os "piores inimigos" das Filipinas ou "falsos amigos".

Locsin afirmou que a resolução, rejeitada por 14 países, enquanto 15 se abstiveram, não foi "adoptada universalmente", por isso a sua validade é "altamente questionável".

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS