México

Pai e filha morrem ao tentar chegar aos EUA

Óscar Alberto Martínez Ramírez e Valeria, a sua filha de um ano e 11 meses, morreram no domingo ao tentar atravessar o rio Bravo, que separa Ciudad Juárez, no México, de El Paso, nos Estados Unidos. Juntamente com Tania Ávalos, a mãe da bebé que conseguiu ser resgatada.

Pai e filha morrem ao tentar chegar aos EUA
D.R.

O homem tinha levado a filha para o outro lado da fronteira e ia buscar a mulher quando Valeria, a filha, voltou para a água. Óscar voltou atrás para a salvar e morreram afogados.

Segundo o Observador, iam a caminho dos Estados Unidos em busca de uma vida melhor. Os três tinham saído de El Salvador no dia 3 de Abril, apesar dos pedidos da família para ficarem naquele país. O homem, de 25 anos, despediu-se do trabalho numa pizzaria e tinha emprego a aguardar na cidade de Dallas, no Texas. A mulher, de 21, estava desempregada e a cuidar da filha. De acordo com o jornal local ‘El Salvador’, o casal chegou ao México e ficou dois meses à espera do pedido de asilo nos Estados Unidos. Como o processo foi mais lento do que era suposto, entraram em desespero e tentaram atravessar o rio, juntamente com outros migrantes.

Os corpos de Valeria e Óscar foram encontrados a alguns quilómetros da ponte de Matamoros, que faz a ligação entre o México e a cidade de Brownsville, no Texas. Segundo uma fotografia que foi publicada, os dois surgiram lado a lado, uma vez que Óscar abraçou a sua filha para que não se separassem com a força da corrente. O homem tinha levado a filha para o outro lado da fronteira e ia buscar a mulher quando Valeria, a filha, voltou para a água. Óscar voltou atrás para a salvar e morreram afogados. A Unidade Geral de Investigação já está a analisar as circunstâncias da sua morte.

Mas este não é um caso único. Só na semana passada, menos de quatro dias antes deste caso, sete migrantes morreram ao tentar entrar nos Estados Unidos através do rio Bravo. Num dos casos, conta o departamento de Bombeiros de El Paso, as equipas de resgate encontraram os corpos de um homem com cerca de 30 anos e uma criança de quatro anos.

No mesmo domingo em que Óscar e Valeria morreram, também os corpos de uma mulher de 20 anos e três crianças foram encontrados na margem do rio Grande, na cidade de McAllen, no Texas, informou Eddie Guerra, xerife do condado de Hidalgo.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS