Com 2.471 adolescentes entre os 14 e os 18 anos

Lunda-Sul lidera índice de gravidez precoce

Lunda-Sul lidera índice de gravidez precoce

Em 2017, foram registadas 1.762 grávidas, sendo 1.155 menores de idade, 60 das quais foram submetidas a cesarianas por várias causas.

A Lunda-Sul lidera a lista de gravidezes precoces em Angola com, pelo menos, 2.471 adolescentes grávidas, com idades entre os 14 e os 18 anos, avançou, esta semana, o chefe do departamento de Saúde Reprodutiva do Ministério da Saúde, Mansitambi Luz, durante a abertura do ciclo de palestras sobre gravidez precoce e abuso sexual.

Já a Huíla ocupa o segundo lugar com 2.348 casos de gravidezes precoces registados em 2018,  e o Moxico aparece em terceiro lugar na lista, com 2.295 casos.

Para inverter o quadro, o prelector referiu que o Governo está a trabalhar na mobilização das adolescentes no sentido de aderirem ao programa de planeamento familiar, aconselhando os chefes de famílias a manterem um diálogo aberto e constante com as adolescentes, transmitindo-lhes boa educação.

De acordo com a directora de enfermagem da maternidade da Lunda-Sul, Teresa Isolina Pinto, em 2018, a unidade hospitalar registou uma redução de 313 gestantes, fruto das acções de aconselhamento promovidas pelo gabinete provincial da Saúde. Em 2017, assinala, foram registadas 1.762 grávidas, sendo 1.155 menores de idade, 60 das quais foram submetidas a cesarianas por várias causas.

O chefe do departamento de crimes organizados do Ministério do Interior, Daniel António, que também participou da palestra, esclareceu que a violência sexual pode ocorrer no âmbito familiar ou na relação entre pessoas que não possuem grau de parentesco, apontando que, em 2018, o departamento de crimes organizados registou cinco processos crimes de abuso sexual, menos 14 em comparação ao período homólogo de 2017, sendo quatro com autoria conhecida e um desconhecido.

 

 

 

 

 

Outros artigos do autor