Comércio automóvel nos últimos cinco anos

Vendas recuam 93%

Vendas recuam 93%
Mário Mujetes

Os membros da Associação dos Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (Acetro) venderam, no ano passado, 3.146 viaturas, registando um recuo de 26,8% face a 2017, período em que comercializaram 4.298 unidades. Se se comparar a 2014, o melhor ano de vendas, a queda é de 92,9%.

Com estes números, mantém-se a tendência decrescente desde 2015, altura em que se registou uma redução de 53,7% ao passarem de 44.536 unidades, em 2014, para 20.584. O quadro espelha as dificuldades das empresas para contornar a crise económica. Por exemplo, 13 das 24 empresas que compõem a Acetro não venderam uma único carro ao longo do ano.

O presidente da associação, Nuno Borges, atribui a queda “ao grande atraso que houve nos pagamentos a fornecedores por falta de divisas”, bem como “à forte queda da procura nos últimos dois anos por falta de liquidez das empresas, além da queda do poder de compra no geral” e à “enorme queda da actividade económica no geral”.

Nuno Borges espera que, em 2019, o mercado inicie, “mesmo que de forma tímida”, alguma recuperação. “A nossa expectativa é que as vendas cresçam cerca de 10%.  “Este crescimento parte de uma base bastante baixa e, portanto, em unidades será um crescimento relativamente pequeno. 2020 será um ano de uma certa estabilidade e crescimento mais significativos na expectativa de uma maior recuperação económica, por via do investimento público e crescimento do investimento privado nacional e estrangeiro”, prevê o presidente da Acetro.

As concessionárias e representantes oficiais representam cerca de 30% na importação e venda de automóveis. Uma das principais dificuldades é a concorrência do mercado paralelo e do próprio Estado. “Quando, num país, o paralelo é cerca de 75 por cento do oficial não é preciso dizer mais nada”, argumentou recentemente ao jornal ‘Valor’ o empresário Jaime Freitas, que tem interesses na Cosal, representante oficial da Hyundai, marca que, durante anos, liderou as vendas. A Hyundai aparece agora na terceira posição com a comercialização de apenas 329 viaturas.

Os camiões da Volkswagen lideraram as vendas com 628 unidades, seguindo-se a Suzuki com 598. A Toyota, também já liderou as vendas, foi a 8ª marca mais vendida em 2018 com 148 unidades, depois da Kia (230), Fiat (227) e Renault (226).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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