Futebol 2020/21

1.º de Agosto e Interclube na estreia do Girabola

O 1.º de Agosto, tetracampeão em título, e o Interclube vão defrontar-se no arranque da primeira jornada do campeonato de futebol Girabola 2020/21, sorteado hoje em Luanda.

1.º de Agosto e Interclube na estreia do Girabola

O Girabola, então liderado pelo Petro de Luanda com 54 pontos, menos três que o 1.º de Agosto, na segunda posição, foi suspenso em Março na sequência do decreto sobre o estado de emergência.

 

O arranque Girabola 2020/21, previsto inicialmente para 3 de Outubro, está condicionado à evolução da covid-19, sendo que os treinos oficiais das provas federadas têm início oficialmente no sábado, 19 de Setembro

Segundo o sorteio realizado esta quarta-feira, na sede da Federação Angolana de Futebol (FAF), em Luanda, a primeira jornada da 43.ª edição do campeonato angolano de futebol também terá o confronto entre Petro de Luanda e FC Bravos do Maquis.

A Baixa de Cassanje de Malanje, que ascendeu este ano para a primeira divisão, em substituição do 1.º de Maio que foi desqualificado antes da anulação da prova, mede forças, na estreia, com o Recreativo da Caála, no Huambo.

Os clubes decidiram por unanimidade, em 30 de Abril passado, anular a competição, interrompida em Março devido à pandemia, sobretudo para “salvaguardar a saúde e os gastos avultados com os atletas cujos contratos expiravam em Maio”.

A decisão dos clubes que militam no Girabola foi apresentada durante uma reunião com a FAF que analisou o interregno da competição, após ter sido disputada a 25.º jornada.

O Girabola, então liderado pelo Petro de Luanda com 54 pontos, menos três que o 1.º de Agosto, na segunda posição, foi suspenso em Março na sequência do decreto sobre o estado de emergência.

O primeiro clássico da temporada 2020/21 entre o 1.º de Agosto e Petro de Luanda, dois maiores clubes e mais titulados do país, acontece na nona jornada da competição.

O Petro de Luanda e o 1.º de Agosto foram indicados para representar Angola na Liga dos Campeões Africanos, enquanto o Sagrada Esperança e o Bravos do Maquis vão disputar a Taça da Confederação.

Angola, que desde 26 de Maio vive situação de calamidade pública, conta actualmente com 3.569 casos positivos da covid-19, sendo 2.089 ativos, 139 óbitos e 1.332 recuperados.

Programa da 1.ª jornada do Girabola 2020/21

Recreativo da Caála – Baixa de Cassanje de Malanje

Progresso do Sambizanga – Recreativo do Libolo

Ferrovia do Huambo – Kuando-Kubango FC

Académica do Lobito – Sagrada Esperança

Sporting de Cabinda – Desportivo da Huíla

Williet de Benguela – Santa Rita de Cássia

1.º de Agosto – Interclube

Petro de Luanda – FC Bravos do Maquis

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS