Um símbolo de prosperidade

  • 07/09/2018 às 16h21
  • Montevideu, Uruguai
  • Por: Sem Assinatura

Um símbolo de prosperidade

Sossegada e tranquila, a capital do Uruguai, Montevideu, está entre as 30 cidades mais seguras do mundo. O escritor Eduardo Galeano, uma das referências literárias locais, define Montevideu como a cidade em que “as pessoas se amam sem dizer e se abraçam sem se tocar”.

Limpa e arborizada, com muito verde nas ruas e banhada pelo rio De la Plata, Montevideu é composta por avenidas largas e prédios baixos, o que lhe confere um clima dos anos 1950, época dourada, quando era das cidades mais prósperas da América Latina.

Uma das principais atracções é o centro antigo, também chamada de Cidade Velha, com construções da época colonial, livrarias e museus. A Porta da Cidadela demarca o início do centro histórico e é um dos poucos resquícios remanescentes do período em que a cidade era cercada por uma muralha. Para os amantes de café, o centenário Café Brasileiro é uma paragem obrigatória.

Construído em 1856, o Teatro Solís é o refinado palco da cultura no país. E oferece visitas guiadas. O Museu Torres García é um dos mais interessantes, uma homenagem ao principal artista plástico uruguaio, Joaquín Torres García, que tem, entre as criações, o mapa invertido da América do Sul.

Situada no final da Avenida 18 de Julho, a Praça da Independência é a artéria mais importante da cidade. O trajecto é composto por praças acolhedoras, lojas, restaurantes e hotéis. Logo ao desembocar, está um monumento em homenagem ao general Artigas, responsável pelo movimento de independência do país. É possível avistar o Palácio Salvo, que já foi sede do governo e é um dos prédios mais emblemáticos.

A cidade conta com numerosas praias de areia fina e branca e de águas calmas e únicas, como as do Pocitos e Buceo, localizadas a poucos metros do Museu Oceanográfico, e ainda a praia Malvin, onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica.

Entre os passeios obrigatórios, está o declarado pela Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA) como o maior monumento histórico do futebol mundial. Trata-se do Estádio Centenário, o primeiro do mundo criado especialmente para o futebol e cenário do primeiro campeonato mundial de futebol, em 1930.

O Parque Zoológico conserva animais e preservação de espécies autóctones em mais de 50 hectares. Está situado próximo do centro da cidade e é um dos locais de maior atracção turística.

 

Fonte: old.aproximaviagem.pt

ÚLTIMAS NOTÍCIAS