Um encontro entre a flora e a fauna fluviais

  • 03/10/2018 às 20h38
  • Kuando-Kubango
  • Por: Sem Assinatura

Um encontro entre  a flora e a fauna fluviais

O Kuando-Kubango é, sem dúvida, uma região de rara beleza ainda por se explorar. Destaca-se por ser um lugar com belezas naturais e encantadoras. O rio Cuíto evidencia-se pela beleza natural, pela cor verde característica nas margens e pelo serpentear do leito. É um local de grande riqueza em fauna e flora, cria uma paisagem que reforça a força hidrográfica desta região.

Um encontro entre  a flora e a fauna fluviais

O rio Okavango cobre uma superfície de mais de 300 quilómetros quadrados, partilhada por três países da África Austral: Angola, Namíbia e Botsuana. Na bacia, desaguam vários rios, tornando-o num único, cujas águas correm para o Sul e oriente, ramificando-se novamente quando desagua no Delta do Okavango, onde termina numa das maiores concentrações de água doce no planeta.

Faz parte da Bacia do Okavango o Rio Kuebe. Em toda a sua extensão, a bacia tem inúmeras ilhas. A nascente tem águas azuis, cuja imagem é, considerada única no mundo. O rio Okavango tem características de caudal permanente, com diferentes espécies de peixe, lontras e jacarés em abundância.

Apesar de pouco explorado, outros encantos são as reservas naturais e os locais históricos. A reserva parcial de Luiana é caracterizada por madeiras e preciosas espécies de mussivi, girassonde, mume, mupanda muinga, entre outros. Estabelecida como reserva em 1966, tem uma extensão de mais de oito mil quilómetros quadrados. É rica pela flora e fauna diversificadas, onde se destaca uma grande concentração de elefantes. Localiza-se perto das fronteiras com a Zâmbia e a Namíbia.

A Reserva de Mavinga, com uma extensão de mais cinco mil quilómetros quadrados, alberga elefantes, rinocerontes, palanca negra, leões, leopardos, hienas e avestruzes. Há ainda a mencionar algumas coutadas públicas (lugar onde é proibido caça) como a da Luiana, Luengue, Longal Mavinga e Mucosso.

Das espécies de animais que habitam no Kuando-Kubango, destaca-se a palanca real, elefantes, rinocerontes, hipopótamo, nguelengue, ngunga, leão-leopoldo, hiena, búfalo-africano, onça, pacaça, javali, mabeco, cágado, avestruz, palanca preta, pangolim e uma grande diversidade de aves e répteis.

Os rios Kuvango, Kuatato, Kuelei, Kueve, Kuando, Kuzumbia, Kujamba,  Kueio, Matungu, Muhondo, Kapembe, Cuchi, Lomba, Kuito, Kuanavale e Longa constituem os recursos hídricos de maior importância.

Outros locais a visitar são a Montanha do Malova, as Quedas de Maculungongo e Quedas do rio Cutato, as Ruínas do Forte Muene Vunongue, o Campo Político do Missombo um centro histórico, o Monumento da batalha do Cuíto-Cuanavale e as Pinturas Rupestres.

Os locais propícios para relaxar e para tomar banho são as ilhas do Rio Kuebe, de São Clemente (antigamente chamada de ilha de São Valentim), ilha Flor, em Menongue, e na ilha de Somawanbange, em Cuchi e na barragem de Cambumbe.

Onde ficar

Em Menongue, a capital, encontram-se algumas opções de alojamento. O complexo turístico Kambumbe Lodge possui uma estrutura perfeita para hospedagem e lazer.

O que comer

A gastronomia típica da província é composta por pirão (funje) de milho ou de bombó ou ainda de massango, com feijão, carne de caça seca ou fresca, peixe, quizaca (folha de mandioca) e usse.

Como ir

De Luanda, é possível chegar ao Kuando-Kubango, passando por Benguela, Huambo e Bié, ou ainda passando pelo Dondo, Huambo e Bié.

 Fonte: Aproximaviagem.com

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS