Gala de entrega de prémios acontece a 9 de Novembro

Waldemar Bastos vence Prémio Nacional de Cultura e Artes

Waldemar Bastos vence Prémio Nacional de Cultura e Artes
DR
Waldemar Bastos, vencedor na categoria de música

O músico Waldemar Bastos é o vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2018, na categoria musical, anunciou hoje (31), em Luanda, o presidente do júri Vatomene Kukanda.

De acordo com o júri, o prémio foi-lhe atribuído como incentivo pelo facto de as suas composições e interpretações incidirem sobre a música revolucionária, popular urbana e clássica de dimensão nacional e internacional.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais, investigação em ciências humanas e sociais, festividades culturais populares e jornalismo cultural.

Vencedores por categoria 

Assim sendo, nas artes visuais e plástica, o prémio foi atribuído ao gravurista António Feliciano Dias dos Santos 'Kidá', na literatura a título póstumo, ao poeta Viriato da Cruz, no teatro ao grupo Ngwizane Tuxikane, autor da peça ‘Cassinda Não Volta Atrás’, na dança  ao professor Sakaneno João de Deus, no cinema e audiovisuais a título póstumo ao realizador Misael Filipe de Almeida, na investigação em ciências humanas e sociais ao historiador Fidel Raul Carmo Reis, no jornalismo cultural ao programa 'Tudo e Mais' da TPA ‘Festividades Culturais Populares aos Bakama’ e ainda uma menção honrosa a título póstumo, ao professor Almerindo Jaka Jamba, membro da Academia Angolana de Letras.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes tem como principal objectivo incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar entre os cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da Nação.

A gala de entrega de prémios aos laureados está marcada para 9 de Novembro.