Em Luanda

Tratamento de resíduos em consulta pública

O projecto ‘Central de tratamento e valorização de resíduos’ foi submetido esta quarta-feira, em Luanda, à consulta pública no âmbito da avaliação do impacto e licenciamento ambiental, promovido pelo Ministério do Ambiente.

Tratamento de resíduos em consulta pública
D.R.

A unidade será implementada em Luanda, no município de Belas, numa superfície de 123 hectares.

O projecto, inserido no Estudo de Impacto Ambiental (Eia), tem como objectivo a construção de uma infra-estrutura para a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), integrando um aterro sanitário e diversas infra-estruturas de apoio.

A unidade será implementada em Luanda, no município de Belas, numa superfície de 123 hectares.

Segundo a chefe de Departamento da Direcção Nacional de Prevenção e Avaliação de Impacto Ambiental, Ana Gonçalves, o aterro sanitário irá destinar-se à deposição final dos resíduos sólidos urbanos que não for possível reciclar ou reaproveitar, estando previstas áreas destinadas à valorização de resíduos e de preparação para reaproveitamento.

A consulta tem como objectivo recolher a opinião pública, sobretudo na área onde vai se implementar o projecto, sobre o impacto que o mesmo poderá gerar à volta da circunscrição.  

O projecto, acredita, vai contribuir para a resolução do tratamento do lixo em Luanda, prevendo-se que seja uma solução ambientalmente adequada para tratar os resíduos, evitando a sua deposição na via pública.  

Lembrou existirem aterros para resíduos, o que não resolve a questão final do tratamento, havendo necessidade de um pré tratamento e reaproveitamento, porquanto muitos resíduos podem ser aproveitados e reciclados, como o caso das sucatas e plásticos.  

É pretensão saber os benefícios que vão trazer para a população nos arredores do projecto e da população de Luanda, uma vez que o governo de Luanda está interessado em que haja empresas que se dediquem a tratamento de resíduos.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS