República Democrática do Congo

Sylvestre Ilukamba nomeado primeiro-ministro

O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, nomeou um primeiro-ministro esta segunda-feira, quatro meses depois de ter tomado posse. Sylvestre Ilunga Ilukamba “estará à frente do novo governo, cuja estrutura está a ser desenvolvida”, revelou a presidência no Twitter.

Sylvestre Ilukamba nomeado primeiro-ministro
D.R.
Sylvestre Ilunga Ilukamba, primeiro-ministro da RDC

Em declarações à imprensa, registadas pela ‘France 24’, Ilukamba agradeceu ao actual chefe de Estado e ao seu antecessor, Joseph Kabila, que o propôs como primeiro-ministro, assegurando-lhe “a sua confiança”. “Considero a minha nomeação uma responsabilidade pesada neste momento crucial da história do nosso país”, acrescentou.

Actualmente director-geral da Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro, Ilukamba foi designado no âmbito do acordo político entre Tshisekedi e Kabila, revelou o porta-voz presidencial.

O veterano da política, que começou a carreira na época de Mobutu Sese Seko, deverá ser o elo entre os dois presidentes, o cessante e o actual, proclamado vencedor das controversas eleições de Dezembro do ano passado, escreve o ‘Expresso’.

Kabila mantém vários instrumentos de poder, a começar por uma grande maioria no Parlamento. Ilukamba deverá agora formar um governo onde os apoiantes do ex-presidente serão maioritários, pedindo em seguida uma moção de confiança à Assembleia Nacional.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS