Anuncia o Centro Operativo de Emergência

Declarado surto de cólera em Moçambique

Um surto de cólera foi declarado na província de Nampula, Norte de Moçambique, anunciou o Centro Operativo de Emergência (COE) da região após uma reunião realizada na segunda-feira.

Declarado surto de cólera em Moçambique
D.R

A doença foi detectada no final de Janeiro no distrito de Meconta, num dos principais corredores entre províncias do Norte do país, e há 133 casos diagnosticados, 52 internados e sem vítimas mortais.

Ao mesmo tempo, há relatos de diarreias nos distritos de Moma, Memba e Eráti, pelo que as autoridades estão a monitorizar e evolução da doença.

Os serviços de saúde da província de Nampula dizem manter um armazenamento de medicamentos e equipamento médico suficiente para os próximos três meses, distribuído pelas diferentes unidades sanitárias e sem sinais de constrangimentos.

Com cerca de seis milhões de habitantes a província de Nampula é a mais populosa do país.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida.

A doença é causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados.

Os casos de cólera alastram habitualmente através do consumo de água contaminada o que acontece com maior frequência durante a época das chuvas, que em Moçambique ocorre de Outubro a Março.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS