Espectáculos marcados para 2 e 3 de Novembro

Sona Jobarteh em concerto na Casa das Artes

Sona Jobarteh em concerto na Casa das Artes
D.R
Sona, instrumentista gambiana

A instrumentista gambiana Sona Jobarteh actua a 2 e 3 de Novembro, na Casa das Artes, Talatona, em Luanda, a partir das 19 horas, numa organização que conta com a parceria da Alliance Française.

Sona é a primeira virtuosa do kora, espécie de harpa de 21 cordas usada pelos 'griots' da África Ocidental, tocada, sobretudo, por homens sentados. Descendente de uma linhagem nobre de músicos da região, aprendeu o kora aos quatro anos.

Apesar de ser mulher, contrariando a milenar tradição de que a kora só deve ser tocada por homens, Sona Jobarteh, desde muito cedo, dedicou-se ao estudo da música clássica no Reino Unido e aperfeiçoou o domínio do instrumento com o pai, Sanjally Jobarteh.

A artista já compôs para vários filmes, incluindo documentários premiados como ‘The Motherland’, dirigido pelo realizador britânico de origem africana Owen'Alik Shahadah.

A sua trajectória bem como a maneira de tocar e de misturar música tradicional, blues e afro-pop, representam uma verdadeira revolução.

A gambiana tem milhões de visualizações no YouTube. É uma activista da sua cultura, engajada em prol do progresso social, recentemente nomeada como Embaixadora Global pelo UN-Habitat, programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humano.

Os ingressos estão à venda na Casa das Artes, em Talatona, a 7.000 kwanzas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS