Para fortalecimento da classe jornalística

Sindicato pede incentivos para os media privados

O secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), Teixeira Cândido, apelou esta sexta-feira ao Presidente da República para a criação de incentivos aos órgãos privados de comunicação social, com vista ao fortalecimento da classe jornalística em Angola.

Sindicato pede incentivos para os media privados
D.R.
Teixeira Cândido, SG do SJA

Durante o encontro com João Lourenço, o sindicalista indicou que a principal receita dos órgãos privados de comunicação social é a publicidade. "Por isso, não havendo publicidade, não há receitas", reforçou, sublinhando que, por conta disso, o sector vive dificuldades e está na iminência de despedimentos.

Disse ter apresentado tal proposta, por entender que é dever do Governo ajudar o sector privado da comunicação social. "Temos chefes de famílias que têm na actividade jornalística a única fonte de receitas", vincou.

Como exemplo, afirmou que outros países têm estado a adoptar a publicidade institucional como uma das vias. "Podemos, inclusive, reclamar um direito que nos assiste há 30 anos", recordou, acrescentando que as primeiras leis de imprensa já  previam incentivos à comunicação social.

"Há trinta anos que o sector privado espera pela concretização deste incentivo. E nunca o tivemos", lamentou, destacando, entretanto, a iniciativa do Governo de querer fomentar a produção local e aliviar a carga fiscal de algumas empresas.

O secretário-geral do SJA propôs, igualmente, a implementação de uma linha de crédito para a aquisição de gráficas, que possam ser geridas por cooperativas de jornalistas e capazes de fomentar a imprensa, principalmente os jornais.

Para Teixeira Cândido, não faz sentido que o país, em 1974, tinha quatro diários, volvidos quase 50 anos de independência tem apenas um “diário e meio”, ‘Jornal de Angola’ e ‘O País’, que sai ciclicamente. E alerta que não se pode pensar numa economia desenvolvida e de grande expressão sem órgãos de comunicação social à altura.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS