Mali

Resultados contestados

Resultados contestados

Os resultados da segunda volta das eleições presidenciais no Mali, realizada a 12 deste mês, estão previstos para hoje, quinta-feira, (23). Inicialmente previsto para a quarta-feira, o Ministério da Administração Territorial e Descentralização, responsável pela supervisão das votações, adiou o anúncio devido ao atraso na contagem das províncias de Nampala e Tessalit, entre outras.

A segunda volta eleitoral opôs o presidente cessante, Ibrahim Boubacar Keita (IBK), e o líder da oposição, Soumaila Cissé. Ibrahim Keita é tido como o favorito, depois de, na primeira volta, realizada em Julho, ter obtido 41 por cento dos votos face aos 17 por cento de Cissé.

Por sua vez, o director de campanha de Soumaila Cissé afirmou que a vitória de Ibrahim Boubacar Keita será contestada “através de todos os meios democráticos” e que irá recorrer ao Tribunal Constitucional para anular os “resultados fraudulentos” de certas regiões.

Na semana passada, várias pessoas manifestaram-se nas ruas da capital maliana, Bamako, para contestar a possível vitória do actual presidente.

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS