NA ZONA TURÍSTICA DA TUNDAVALA

Removidas mais de 600 minas

um total de 624 minas antipessoais do tipo PN 1 foi removido pelo Instituto Nacional de Desminagem (Inad) na localidade da Nompaca, na zona turística da Tundavala, no Lubango (Huíla), desde 2020.

Removidas mais de 600 minas
D.R.

A área foi identificada no final de 2019 pela Angola Telecom, num espaço de sete hectares, localizados a 27 quilómetros da base do Inad, após um incidente que matou três animais e feriu uma senhora. As minas teriam sido colocadas para progeter as antenas de comunicação fixadas naquela zona.

O trabalho de limpeza e remoção de minas, segundo o director provincial do Inad, Tomás Calundungo, teve início a 20 de Julho de 2020 e terá a duração de dois anos, contando como o envolvimento16 técnicos, num perímetro a limpar de 480 mil metros quadrados.

Em declarações à imprensa, o responsável fez saber que apesar das dificuldades enfrentadas durante as operações, devido ao terreno rochoso e íngreme, para além da vegetação densa, foi possível obter bons resultados, pois foram limpos 39 mil e 396 metros quadrados sem acidente

O Inad na Huíla trabalha em desminagem desde 2006, controlando um total de 18 campos minados. Conta com 60 técnicos, dos quais 29 são especialistas de terreno.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS