Medicamento para o Ébola

Remdesivir eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes de os pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha.

Remdesivir eficaz no combate à covid-19
D.R.

 

Segundo um comunicado divulgado pelo Instituto Catalão de Saúde, foi o Hospital Germans Trias, também conhecido como Can Ruti, que coordenou o estudo em Espanha.

O 'New England Journal of Medicine' publicou os resultados deste estudo internacional com este medicamento, que, de acordo com os investigadores, reduziu em 31% o tempo de internamento dos pacientes com covid-19.

Os resultados do estudo indicam que o medicamento é mais eficaz se for administrado a pacientes com pneumonia que apresentam falta de oxigénio, mas que ainda não necessitam de ventilação mecânica.

Apoiado pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (IAID), o ensaio internacional teve a participação de 68 centros hospitalares, dos quais 47 dos Estados Unidos e 21 da Europa e Ásia.

Os dados preliminares foram divulgados a 29 de Abril, quando os cientistas verificaram que o uso do Remdesivir, um antiviral de uso hospitalar inicialmente projectado contra o Ébola, trazia benefícios claros para os pacientes, pelo que consideraram que era antiético não avançar com a experiência.

No total, 1.059 pessoas participaram do estudo, das quais 538 receberam Remdesivir e 521 apenas placebo, por um período de 10 dias.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS