No âmbito do PRODESI

Projectos beneficiam de financiamento de 489,2 mil milhões AKZ

Pelo menos, 694 projectos beneficiaram de um financiamento de 489,2 mil milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

Projectos beneficiam de financiamento de 489,2 mil milhões AKZ
D.R

A informação foi avançada esta terça-feira pelo secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, sublinhando que os 694 projectos foram aprovados pelo Prodesi desde a implementação do mesmo, cujo Plano de Acção foi aprovado em Novembro de 2018.

Falando no habitual ‘briefing’ do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), para o balanço das acções de financiamento no âmbito do Prodesi, o responsável referiu que em 2021 o total de financiamento ronda aos 20.015 mil milhões de kwanzas.

Destes projectos, 307 estão ligados à agricultura, 214 ao comércio e distribuição e 100 à indústria transformadora, de acordo com o responsável.

Por outro lado, fez saber que o sector prevê formalizar duas mil microempresas até 2022, mantendo a meta do Plano de Desenvolvimento Nacional.

De acordo com o responsável, foram formalizadas 250 microempresas em 2020, sendo que em Janeiro deste ano conseguiu-se formalizar 191, totalizando 441 microempresas formalizadas até ao momento.  

Segundo Mário Caetano João, cerca de oito mil e 397 produtores estão neste momento registados no Portal do Produtor Nacional (PPN).

Na sua óptica, a área do agronegócio com 803 projectos aprovados, no valor de 802 milhões de kwanzas, é o sector com mais financiamento no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

O responsável fez saber que constam igualmente os sectores do processamento alimentar com 127 projectos aprovados, no valor de 196 milhões de kwanzas, logística e distribuição, que soma 83 projectos aprovados, avaliados em 133 milhões de kwanzas e a reciclagem com 18 projectos aprovados, 144 milhões de kwanzas.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS