Iniciativa vai criar entre 480 e 600 postos de trabalho

Privados investem em projecto agro-industrial com 40 milhões USD

Privados investem em projecto agro-industrial com 40 milhões USD
DR
Numa 1.ª fase vão ser investidos 12 milhões de dólares

Um grupo empresarial privado vai investir 40 milhões de dólares num projecto agro-industrial em Saurimo, na Lunda-Sul, onde está já em construção um parque industrial.

Em declarações à imprensa, Edson Sousa, do Grupo SAMME, responsável pela iniciativa que vai ser implementada no município de Dala, o projecto vai criar entre 480 e 600 postos de trabalho, abarca um total de dez mil hectares, com previsões de arranque para o final de Dezembro deste ano, ou princípios de Janeiro de 2019 e será dividido em duas fases.

Na primeira, num terreno de quatro mil hectares, serão investidos 12 milhões de dólares na preparação e produção de milho, feijão e cebola e, para a segunda, com início em 2020, começará a produção de ananás, hortícolas e tubérculos, numa área de seis mil hectares.

Edson Sousa adiantou também que o grupo vai instalar fábricas para a transformação de frutas em sumo e que a mão-de-obra será maioritariamente local, lembrando que o projecto visa explorar e aproveitar as potencialidades agrícolas de que o município dispõe.

Quanto à energia eléctrica, o responsável já analisou com as autoridades provinciais, lideradas pelo governador Daniel Neto, a possibilidade de se utilizar a proveniente da barragem hidroeléctrica do Tchihumbwe.

O projecto inclui ainda a criação de pontos de venda para os comerciantes locais e terá condições para valorizar os produtos do campo, atraindo a criação de micro e pequenas empresas de prestação de serviços nas áreas da agricultura e indústria.

Por seu lado, Daniel Neto assegurou que o governo provincial vai apoiar a empresa com o fornecimento de energia, com a instalação de uma central fotovoltaica de 20 megawatts na localidade do Luar, prevista para o primeiro trimestre de 2019.

A decisão de avançar com o projecto teve em conta o avanço significativo das obras de construção do futuro parque industrial de Saurimo, que irá criar 120 postos de trabalho directos e irá ajudar no escoamento e transformação dos produtos.

O Grupo SAMME, de direito angolano e que inclui a SAMME Business Enyterpreise, Lda, tem também investimentos e negócios nas áreas de consultoria, transportes e logística, construção civil e obras públicas, exploração mineira, comércio e trading, exploração de madeiras

 

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS