África do Sul

Presidente toma posse no sábado

A cerimónia de posse do sexto presidente eleito da África do Sul, Cyril Ramaphosa, terá lugar sábado, 25 de Maio. Esta é a primeira vez que o acto não ocorrerá no Palácio Presidencial, em Pretória, como tem sido tradição, desde o alcance da democracia há 25 anos.

Presidente toma posse no sábado
D.R.

O chefe de estado sul-africano será o novo presidente da União Africana, em 2020, sucedendo ao seu homólogo egípcio, Al Sisi.

A  investidura ocorrerá no Loftus Stadium com capacidade para 57.762 lugares, mas espera-se por um total de 36 mil presentes, entre governantes, membros  do ANC, partidos políticos, representantes do corpo diplomático, convidados nacionais e estrangeiros e população em geral.

O chefe de estado sul-africano será o novo presidente da União Africana, sucedendo ao seu homólogo egípcio, Al Sisi, em 2020. Um anúncio feito durante a 32.ª Sessão Ordinária da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA, ocorrida em Addis Abeba, Etiópia, de 10 a 11 de Fevereiro.

Na ocasião, o presidente Ramaphosa disse ser uma honra que o seu país assuma a presidência rotativa da mais alta instituição continental.

Na primeira entrevista a este respeito, Ramaphosa  Cyril foi peremptório em afirmar que o principal objectivo será "elevar a unidade, o panafricanismo, a integração e o desenvolvimento a níveis seguintes".

A primeira vez que a África do Sul assumiu a presidência da União Africana foi em Julho de 2002, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que teve lugar na cidade de Durban, província do Kwazulu Natal.

Thabo Mbeki era, na altura, o presidente da República da África do Sul.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS