Depois de hospitalizado para tratar uma intoxicação alimentar

Presidente da Tunísia morre aos 92 anos

O presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, morreu, esta quinta-feira (25), aos 92 anos de idade, informou o gabinete da presidência do país em breve declaração.

Presidente da Tunísia morre aos 92 anos
D.R.
Essebsi venceu as primeiras eleições livres do país em 2014.

A morte de Essebsi acontece no momento em que o país se prepara para a apresentação de candidaturas para as eleições.

Segundo Hafedh, filho do mandatário, Essebsi foi hospitalizado nos últimos dias para tratar uma intoxicação alimentar.

Considerado um político importante na transição do país para a democracia desde 2011, o líder tunisino já havia sido internado no hospital militar de Tunes no final do mês passado, depois de sofrer uma "grave crise de saúde".   

A morte de Essebsi acontece no momento em que o país se prepara para a apresentação de candidaturas para as eleições legislativas e presidenciais previstas para Outubro e Novembro.

Apesar do seu estado de saúde, havia especulações de que Essebsi, um antigo membro da oligarquia política tradicional da Tunísia, que trabalhou no governo do presidente Habib Bourguiba, tentaria a reeleição. No entanto, ele negou.

Essebsi também foi uma figura proeminente na Tunísia desde o derrube do ditador Zine el-Abidine Ben Ali, em 2011, que foi seguido por revoltas contra líderes autoritários em todo o Médio Oriente, inclusive na vizinha Líbia e no Egipto.

Essebsi venceu as primeiras eleições livres do país em 2014, após os conflitos.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS