Devido irregularidades

PGR investiga PIIM no Moxico

A Procuradoria-Geral da República (PGR), no Moxico, abriu inquéritos para apurar a legalidade na execução dos projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) na província.

PGR investiga PIIM no Moxico
D.R

O facto foi revelado hoje à Angop, pelo procurador da república titular do Moxico, Adão do Nascimento, que confirmou a recepção de uma série de denúncias sobre irregularidades e falta de transparência na execução do PIIM.

Dados oficiais apontam que Moxico tem inscrito no PIIM um total de 105 projectos sócio-económicos, nos nove municípios da província, orçados em mais de 15 mil milhões de kwanzas, com uma execução física a rondar os 38, 33 por cento.

Para Adão do Nascimento, cabe a este órgão, titular da acção penal, apurar o andamento da gestão e eventuais incumprimentos na contratação de empresas que estão a executar o PIIM nos nove municípios da província.

O magistrado do Ministério Público evitou precisar o número de inquéritos até aqui feitos, mas adiantou que são extensivos aos nove municípios do Moxico.

Exemplificou que, das diligências feitas, foi possível verificar muitos projectos, nos diferentes municípios da região, já beneficiaram da totalidade do pagamento, contrastando com a execução física.

Razão pela qual, esclareceu, os inquéritos visam apurar as razões da disparidade acima referenciadas e não concluir-se, em primeira instância, sobre existência de crimes.

Adão do Nascimento lamentou a falta de colaboração de algumas instituições públicas e privadas, principalmente as administrações municipais e bancos comerciais, por estarem a tardar fornecer informações à PRG para facilitar a celeridade na investigação.

“Tem havido um clima de suspensão em torno da PGR, mas, sabe-se que é um dever das instituições cooperar com a justiça, porque o que está em causa é o bem-comum”, lembrou o magistrado do Ministério Público.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS