No Bengo

PGR apreende seis templos da IURD

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apreendeu seis templos da Igreja Universal do Reino de Deus, no Bengo, avança a instituição em comunicado.

PGR apreende seis templos da IURD
D.R

Num comunicado de imprensa, a PGR no Bengo refere que os seis templos foram apreendidos no âmbito de um mandato de apreensão do SIC Geral referente ao processo nº 3419/019-05.

Os templos da Igreja Universal do Reino de Deus apreendidos foram entregues ao Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude e Desporto do Bengo, em representação do Instituto de Actividades Religiosas, a título de fiel depositário.

Os templos e os bens neles contidos ficam à disposição do processo até despacho em contrário do Magistrado responsável pelo mesmo.

A Igreja Universal do Reino de Deus enfrenta, desde Novembro de 2019, uma crise interna, envolvendo bispos e pastores.

A crise resulta de profundas divergências entre pastores e bispos angolanos e brasileiros sobre a gestão dessa instituição religiosa, que deu lugar à criação de uma Comissão de Reforma, liderada por membros da igreja, de nacionalidade angolana.

Os principais factores do conflito que saltam à vista são a exigência da prática da vasectomia a pastores angolanos, abortos forçados, racismo, alienação de mais de metade do património da igreja e branqueamento de capitais.

O manifesto denuncia ainda supostas práticas de evasão de divisas para o exterior do país, a falsificação da acta de eleição de órgãos sociais da IURD, a emissão de procurações com plenos poderes a cidadãos brasileiros para exercer actos reservados à assembleia-geral.

O conflito agudizou-se em Junho deste ano, quando pastores e bispos angolanos e brasileiros se envolveram numa intensa troca de acusações e agressões físicas.

Outros artigos do autor