São Tomé e Príncipe

Partido Acção Democrática Independente vence legislativas

O partido Acção Democrática Independente (ADI) venceu as eleições legislativas são-tomenses de domingo, alcançando 25 mandatos no parlamento, seguindo-se o MLSTP-PSD, com 23 eleitos, anunciou hoje (8) a Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Partido Acção Democrática Independente vence legislativas
D.R.
Partido de, Patrice Trovoada, obteve 25 eleitos.

Segundo os resultados provisórios das eleições legislativas, dos 55 mandatos na Assembleia Nacional, a ADI, partido do primeiro-ministro, Patrice Trovoada, obteve um total de 25 eleitos, com 32.805 votos.

O Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe – Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), liderado por Jorge Bom Jesus, conseguiu eleger 23 deputados, recebendo 31.634 votos.

Em terceiro lugar, com 7.451 votos, ficou a coligação formada pelo Partido da Convergência Democrática (PCD, segundo maior partido da oposição), a União para a Democracia e Desenvolvimento (UDD), e o Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM), obtendo cinco mandatos.

O Movimento de Cidadãos Independentes de São Tomé e Príncipe elegeu dois deputados pelo distrito de Caué, no Sul do país.

As restantes três forças concorrentes não conseguiram eleger nenhum deputado – força do Povo (823 votos), Movimento Social Democrata – Partido Verde (499), e Partido de Todos os Santomenses (224 votos).

Registaram-se 2.351 votos nulos e 885 votos brancos.

Este resultado eleitoral não deverá ser suficiente para Patrice Trovoada renovar o mandato como primeiro-ministro, já que um entendimento com os deputados independentes lhe garantiria uma maioria relativa de 27 mandatos, contra os 28 eleitos da oposição – MLSTP e coligação.

Em 2014, a ADI conquistou 33 lugares no parlamento, alcançando uma maioria absoluta, enquanto o MLSTP teve 16 lugares, o PCD cinco e a UDD um.

O presidente da Comissão Eleitoral são-tomense revelou ainda que a taxa de abstenção se situou nos 19,35 por cento, ou seja, votaram 80,65 por cento dos 97.274 eleitores inscritos.

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS