A 6 e 7 de Fevereiro

Países da União Africana reúnem-se em cimeira

Os trabalhos da assembleia anual da União Africana (UA) arrancam na próxima semana com a reunião dos representantes permanentes na organização e culminam com a cimeira de chefes de Estado e de Governo de 6 e 7 de Fevereiro.

Países da União Africana reúnem-se em cimeira
D.R

A abertura da 41.ª reunião do Comité de Representantes Permanentes decorre a 20 de Janeiro, este ano em formato virtual, sob o tema ‘Artes, Cultura e Património: Alavancas para a construção da África que queremos’, segundo o departamento de comunicação da União Africana.

O comité irá discutir os relatórios anuais dos vários órgãos que compõe a organização, bem como analisar as agendas e projectos de resolução para a 38.ª reunião do conselho executivo (composto pelos ministros do Negócios Estrangeiros dos 55 Estados-membros), a 3 e 4 de Fevereiro, bem como da 34.ª assembleia-geral da UA, agendada para 6 e 7 de Fevereiro.

A organização ainda não divulgou pormenores sobre a forma como decorrerão as duas reuniões, mas é previsível que, devido à crise pandémica, decorram em formato virtual.

A União Africana integra 55 países, incluindo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, é dirigida por uma comissão e a sua presidência ocupada rotativamente pelos países pelo período de um ano.

A organização reúne-se anualmente em assembleia ordinária em Adis Abeba, na Etiópia, onde tem a sua sede.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS