Para acudir portadores de VIH/SIDA

País vai receber 13 mil lotes de anti-retrovirais

O sector da Saúde no país foi reforçado com medicamentos anti-retrovirais para acudir os pacientes durante os próximos três meses, afirmou, nesta segunda-feira, a directora do Instituto Nacional de Luta Contra Sida, Lúcia Furtado.

País vai receber 13 mil lotes de anti-retrovirais
D.R

Em declarações à imprensa, em Luanda, reagindo sobre uma alegada ruptura do ‘stock’ destes medicamentos nos hospitais, a responsável informou que ainda este mês chegaram ao país 13 mil lotes de anti-retrovirais, para atender os portadores de VIH/SIDA.

De acordo com a responsável os lotes de anti-retrovirais já começaram a ser distribuídos pelos hospitais de referência no tratamento do VIH/SIDA, onde os portadores desta doença os podem adquirir.

Admitiu que houve alguma carência de anti-retrovirais em quatro províncias nomeadamente Luanda, Huíla, Benguela e Kwanza-Sul, mas nega a ideia de ruptura de stock nos hospitais.

Esclareceu que a carência destes fármacos, principalmente nos hospitais das quatros províncias referenciadas, deveu-se a um atraso do fornecedor, que teve dificuldade de produção e envio para Angola devido a pandemia da covid-19.

Ressaltou que o processo de compra destes medicamentos teve início em Setembro de 2019.

Os serviços de Saúde têm registados, pelo menos, 340 mil seropositivos.

Outros artigos do autor