Com adesão de quatro bancos

PAC reforçado com mais 24,7 mil milhões de kwanzas

O Governo vai assinar com quatro bancos comerciais memorandos de entendimento para a operacionalização do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), que fica assim reforçado em mais 24,7 mil milhões de kwanzas.

PAC reforçado com mais 24,7 mil milhões de kwanzas
D.R
Sérgio Santos, ministro da Economia e Planeamento.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Economia e Planeamento, este reforço poderá crescer com a adesão de outros bancos, que têm manifestado interesse em juntar-se a este instrumento de financiamento do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), que já conta com 198 mil milhões de kwanzas, provenientes de outros nove bancos comerciais.

“Com a adesão destes quatro novos bancos, o PAC tem disponíveis em total de 222,7 mil milhões de kwanzas para financiar projectos inseridos no PRODESI”, refere a nota.

Também o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FRACA) vai assinar contratos com oito sociedades de microcrédito, que vão operacionalizar a terceira linha de crédito das medidas de alívio dos efeitos económicos e financeiros negativos avaliados em quatro mil milhões de kwanzas.

A referida linha pretende dinamizar a actividade de micro negócios nos sectores de processamento alimentar, logística e distribuição de produtos agroalimentares e de pesca, reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção cultural e artística, desenvolvimento de ‘softwares’, bem como outros produtos e serviços que constituem a cadeia de agronegócio.

 

Outros artigos do autor