Em causa falta de redução de mortalidade

OMS vai descontinuar testes com hidroxicloroquina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai descontinuar os testes com hidroxicloroquina e lopinavir/ritonavir no tratamento de pacientes hospitalizados com covid-19, pela falta de provas da redução da mortalidade de pacientes infectados.

OMS vai descontinuar testes com hidroxicloroquina
D.R

De acordo com um comunicado, a OMS "aceitou hoje a recomendação do Estudo de Solidariedade do Comité de Direcção Internacional para descontinuar" os testes de hidroxicloroquina e de lopinavir/ritonavir.

"Os resultados interinos dos testes demonstram que a hidroxicloroquina e a lopinavir/ritonavir diminuem pouco ou nada a mortalidade de pacientes com covid-19 hospitalizados, comparando com os tratamentos convencionais", explicita a nota publicada na página na Internet da OMS, acrescentando que os investigadores vão interromper os tratamentos com estes medicamentos "com efeito imediato".

A Organização Mundial da Saúde também dá conta de que, para cada um dos medicamentos, "os resultados interinos não apresentam evidências sólidas de um aumento da mortalidade" destes pacientes.

A OMS acrescenta que esta descontinuação da utilização dos dois fármacos apenas se aplica "à conduta do estudo de Solidariedade em pacientes hospitalizados e não afecta a avaliação possível em outros estudos de hidroxicloroquina ou lopinavir/ritonavir" em pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, mas que não estão internadas.

A eficácia destes medicamentos foi comparada com os tratamentos convencionais para a doença provocada pelo novo coronavírus, sublinhou o comunicado.

A pandemia da covid-19 já provocou mais de 526 mil mortes e infectou mais de 11 milhões de pessoas.

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS