Covid-19

OMS diz que descobriu “pistas interessantes” sobre origem do vírus

Uma equipa de investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, este domingo, que há "pistas interessantes" sobre a possível origem do vírus. As conclusões da investigação, contudo, só serão reveladas no fim-da-semana.

OMS diz que descobriu “pistas interessantes” sobre origem do vírus
D.R

O britânico Peter Daszak, um dos 10 investigadores independentes que estão em Wuhan, na China, afirmou à Bloomberg que foram recolhidas informações relevantes para a pesquisa e garantiu que as autoridades locais "colaboraram" com a investigação. O mesmo responsável revelou que não se crê que o vírus tenha sido manipulado num laboratório, embora essa hipótese tenha estado em cima da mesa das investigações.

"Temos respostas muito boas, honestas, francas, e informativas, porque foram eles próprios a levantar esta questão (sobre) conspirações em torno de fugas de laboratório, sentem que elas têm fundamento", esclareceu.

As provas recolhidas, afirma o investigador, poderão ajudar a "perceber como o vírus surgiu" e impedir que se volte a repetir. Recorde-se que esta equipa de investigadores deslocou-se a Wuhan, cidade onde surgiu o primeiro caso da doença, para perceber como é que esta surgiu. Acredita-se que a contaminação tenha acontecido através da infecção de um animal para os humanos e na sequência disso gerou-se a pandemia que matou já mais de dois milhões de pessoas no mundo.

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS