Devido à pandemia, em quase 100 países

OMS alerta que faltam medicamentos para HIV

Quase 100 países estão a ficar sem medicamentos para as pessoas com HIV por causa da interrupção de fornecimentos provocada pela pandemia da covid-19, alertou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

OMS alerta que faltam medicamentos para HIV
D.R

Segundo dados da OMS e da agência das Nações Unidas para enfrentar a sida, as novas infecções pelo vírus da imunodeficiência humana desceram 39 % entre 2000 e 2019, enquanto as mortes baixaram 51% no mesmo período.

Segundo a agência das Nações Unidas, um total de 73 países comunicou que está à beira de esgotar as reservas de medicamentos antirretrovirais e outros 24 estão com reservas criticamente baixas.

Só nesses 24 países, cerca de 8,3 milhões de pessoas precisam desses medicamentos para sobreviver, um terço do total de pessoas infectadas com o HIV em todo o mundo, refere a OMS em comunicado.

A escassez deve-se a atrasos nas entregas dos antirretrovirais e à paragem forçada do transporte aéreo e terrestre, que se junta às limitações no acesso a serviços de saúde interrompidos durante as fases críticas de confinamento por causa da pandemia.

A OMS chega a estas conclusões ao cabo de uma sondagem internacional iniciada em Maio, em que avisou que as perturbações no fornecimento de medicamentos para o HIV poderiam fazer duplicar as mortes por Sida só na África subsaariana, já este ano.

Segundo dados da OMS e da agência das Nações Unidas para enfrentar a sida, as novas infecções pelo vírus da imunodeficiência humana desceram 39 % entre 2000 e 2019, enquanto as mortes baixaram 51% no mesmo período, o que quer dizer que cerca de 15 milhões de vidas foram salvas pela terapia antirretroviral.

No entanto, nos dois últimos anos, o progresso tem estagnado, com números de novas infecções a fixarem-se em 1,7 milhões e uma redução de 730.000 para 690.000 mortes de 2018 para 2019, ano em que mais de 25 milhões de pessoas tiveram acesso à sua medicação.

 

 

Outros artigos do autor

RECOMENDAMOS

POPULARES

ÚLTIMAS